Sumário
MÓDULO 1
HISTÓRICO DA INCLUSÃO ESCOLAR
O INÍCIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL E AS PRINCIPAIS LEIS QUE A REGULAMENTARAM
DEFINIÇÕES, RECURSOS E PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO INCLUSIVO
ESTRATÉGIAS PARA CONSCIENTIZAÇÃO DOS PAIS E ALUNOS
ENSINO À DISTÂNCIA E ENSINO HÍBRIDO
TREINO PARENTAL E ENSINO EM AMBIENTE NATURAL
Treinamento Parental
ENSINO EM AMBIENTE NATURAL
O VÍNCULO DO PROFESSOR E O MEDIADOR COM A CRIANÇA COM TEA
MÓDULO 2
AUTISMO, SINAIS E NEUROAPRENDIZAGEM
Definição da Perturbação do Espectro de Autismo (PEA), Perspectiva Histórica, Características do
Autismo e Diagnóstico
Etiologia do Autismo: Teorias Psicogenéticas e Teorias Biológica
Neuroanatomia do TEA
MÓDULO 3
OLHANDO PARA A FAMÍLIA COM EMPATIA
MÓDULO 4
A ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA À EDUCAÇÃO
O QUE É ABA?
DIMENSÕES DA ABA
TRÍPLICE CONTINGÊNCIA
MODELAGEM
ENSINO EM AMBIENTE NATURAL
ENSINO POR TENTATIVAS DISCRETA
ENSINO NATURALÍSTICO: O ALUNO COMO PROTAGONISTA
MÓDULO 5
PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO – PEI
O QUE DEVE CONTER O PEI?
CONHECENDO O PORTAGE: AVALIAÇÃO DE HABILIDADES
ENTENDENDO O COMPORTAMENTO VERBAL – VB-MAPP
MÓDULO 6
FLEXIBILIZANDO O CURRÍCULO REGULAR
FLEXIBILIZAÇÃO NA ROTINA E AMBIENTE FÍSICO
MÓDULO 7
TRANSTORNOS DA APRENDIZAGEM E TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO;
CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM;
REDUÇÃO DE COMPORTAMENTO-PROBLEMA E ENSINO DE HABILIDADES SOCIAIS
MÓDULO 9
EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS
REFERÊNCIAS