Sumário MÓDULO 1 – BENEFÍCIOS E IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA PESSOAS COM TEA APRESENTAÇÃO BENEFÍCIOS E IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA PESSOAS COM TEA MÓDULO 02 – DESENVOLVIMENTO MOTOR E ESTIMULAÇÃO PRECOCE AVALIAÇÃO OBSERVACIONAL DA MOTRICIDADE Motricidade Espontânea Motricidade Provocada Motricidade Liberada Motricidade Dirigida AVALIAÇÃO DO TÔNUS MUSCULAR AVALIAÇÃO DAS REAÇÕES E OS REFLEXOS PRIMITIVOS OBSERVAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR NORMAL AVALIAÇÃO POR MEIO DE INSTRUMENTOS PADRONIZADOS DE MEDIDA MOTORA Test of Infant Motor Performance (Timp) Alberta Infant Motor Scales (Aims) Motor Assesment of The Developmental Infant (Mai) (PIPER; DARRAH, 1994) General Movements (GM) DESENVOLVIMENTO DA FUNÇÃO MANUAL DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E DE LINGUAGEM DESENVOLVIMENTO DA MOTRICIDADE OROFACIAL ESTIMULAÇÃO PRECOCE Estimulação da Função Motora Estimulação da linha média: Estimulação do controle cervical Estimulação do Rolar Estimulação do sentar Estimulação do arrastar Estimulação da postura de gatas e do engatinhar Estimulação da postura ajoelhada e agachada Estimulação do semiajoelhado e transferência para o ortostatismo Estimulação do ortostatismo estático e do andar Estimulando a exploração do ambiente MÓDULO 3 – INCLUSÃO ESCOLAR EM EDUCAÇÃO FÍSICA E MULTIDISCIPLINARIDADE INCLUSÃO ESCOLAR EM EDUCAÇÃO FÍSICA E MULTIDISCIPLINARIDADE Inclusão – autismo e seus diversos espectros Estratégias de intervenção para crianças autistas MÓDULO 4 – ADOLESCÊNCIA E FASE ADULTA MÓDULO 5 – DICAS DE ESTIMULAÇÃO E ESTRATÉGIAS COM PRÁTICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS Invente histórias Vocabulário de bexigas REFERÊNCIAS
VOCÊ PODE ADQUIRIR O MATERIAL SEPARADO CLICANDO NO BOTÃO ABAIXO