SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO À ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA
1.1 O QUE É ABA?
1.2 DIMENSÕES DA ABA
1.3 TRÍPLICE CONTINGÊNCIA
1.4 REFORÇO, PUNIÇÃO E EXTINÇÃO
1.5 TIPOS DE REFORÇO E SELEÇÃO DE PREFERÊNCIAS
2 AVALIAÇÃO
2.1 AVALIAÇÃO FUNCIONAL
2.2 OPERAÇÃO MOTIVADORA
2.3 AVALIAÇÃO COMPORTAMENTAL
2.4 PROTOCOLOS DE AVALIAÇÃO
3 ESTRATÉGIAS DE ENSINO
3.1 MODELAGEM
3.2 MODELAÇÃO
3.3 ENSINO EM AMBIENTE NATURAL
3.4 ENSINO POR TENTATIVAS DISCRETA
3.5 HIERARQUIA DE DICAS, APRESENTAÇÃO DOS ESTÍMULOS E GENERALIZAÇÃO
4 EDUÇÃO DE COMPORTAMENTO INADEQUADO
4.1 FUNÇÕES COMUNS DO COMPORTAMENTO
4.2 MANEJO DE ANTECEDENTES
4.3 PROCEDIMENTOS DE EXTINÇÃO
4.4 PROCEDIMENTOS DE REFORÇAMENTO DIFERENCIAL
5 ENSINO DE HABILIDADES BÁSICAS
5.1 PAREAMENTO
5.2 CONTATO VISUAL
5.3 SEGUIR INSTRUÇÕES
5.4 SENTAR
5.5 AGUARDAR
5.6 IMITAR
6 ENSINO DE HABILIDADES DE LINGUAGEM
6.1 COMPORTAMENTO VERBAL
6.2 ECÓICO
6.3 MANDO
6.4 TATO
6.5 INTRAVERBAL
6.6 COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA
7.1 ATENÇÃO COMPARTILHADA
7.2 AUTOREGULAÇÃO E HABILIDADES EMOCIONAIS
7.3 BRINCAR SOCIALMENTE E AULA 4 – COMPORTAMENTO DE GRUPO
8 ENSINO DE HABILIDADES COGNITIVAS E FUNCIONAIS
8.1 HABILIDADES COGNITIVAS
8.2 PROCEDIMENTOS DE ANÁLISE DE TAREFA E ENCADEAMENTO
8.3 PROGRAMAS PARA REDUÇÃO DE SELETIVIDADE ALIMENTAR
9 ENSINO DE HABILIDADES ACADÊMICAS
9.1 EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS
10 GENERALIZAÇÃO
10.1 TREINAMENTO DE PAIS
10.2 REDE INTERDISCIPLINAR
10.3 GENERALIZAÇÃO E MANUTENÇÃO
10.4 ATIVIDADES COTIDIANAS
11 CONCLUSÃO
12 REFERÊNCIAS: