Sumário
MÓDULO 1: AS BASES DO DESENVOLVIMENTO
O QUE É O TEA/ HISTÓRICO/ PREVALÊNCIA/ DIAGNÓSTICO
DEFINIÇÃO DA PERTURBAÇÃO DO ESPECTRO DE AUTISMO (PEA), PERSPECTIVA HISTÓRICA, CARACTERÍSTICAS DO
AUTISMO E DIAGNÓSTICO
ETIOLOGIA DO AUTISMO: TEORIAS PSICOGENÉTICAS E TEORIAS BIOLÓGICA
NEUROANATOMIA DO TEA
MÓDULO
2: DESENVOLVIMENTO MOTOR E ESTIMULAÇÃO PRECOCE
DESENVOLVIMENTO DOS BEBÊS – REFLEXOS PRIMITIVOS E TÔNUS MUSCULAR E ESTIMULAÇÃO PRECOCE
AVALIAÇÃO OBSERVACIONAL DA MOTRICIDADE
Motricidade Espontânea
Motricidade Provocada
Motricidade Liberada
Motricidade Dirigida
AVALIAÇÃO DO TÔNUS MUSCULAR
AVALIAÇÃO DAS REAÇÕES E OS REFLEXOS PRIMITIVOS
OBSERVAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR NORMAL
AVALIAÇÃO POR MEIO DE INSTRUMENTOS PADRONIZADOS DE MEDIDA MOTORA
Test of Infant Motor Performance (Timp)
Alberta Infant Motor Scales (Aims)
Motor Assesment of The Developmental Infant (Mai) (PIPER; DARRAH, 1994)
General Movements (GM)
DESENVOLVIMENTO DA FUNÇÃO MANUAL
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E DE LINGUAGEM
DESENVOLVIMENTO DA MOTRICIDADE OROFACIAL
ESTIMULAÇÃO PRECOCE
Estimulação da Função Motora
Estimulação da linha média:
Estimulação do controle cervical
Estimulação do Rolar
Estimulação do sentar
Estimulação do arrastar
Estimulação da postura de gatas e do engatinhar
Estimulação da postura ajoelhada e agachada
Estimulação do semiajoelhado e transferência para o ortostatismo
Estimulação do ortostatismo estático e do andar
Estimulando a exploração do ambiente
MÓDULO 3:
DESENVOLVIMENTO DA PRIMEIRA INFÂNCIA À FASE ADULTA
HABILIDADES MOTORAS E TEA
MÓDULO 4:
AVALIAÇÃO E ESTIMULAÇÃO NA PRIMEIRA INFÂNCIA, ADOLESCÊNCIA ATÉ A FASE
ADULTA COM PRÁTICAS MOTORAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS
AVALIAÇÕES MOTORAS APLICÁVEIS NO TEA
Invente histórias
Vocabulário de bexigas
MÓDULO 5:
O ANDAR NA PONTA DOS PÉS E O TEA
REFERÊNCIAS